Hoje, no Fórum da Missão Oceano e Águas, os Comissários Ekaterina Zaharieva e Costa Kadis acolheram comunidades envolvidas na Missão da UE “Restaurar nossos Oceanos e Águas”, juntamente com representantes de quase 100 projetos financiados pelo Horizonte Europa. O evento, que faz parte dos Dias Europeus do Oceano, reuniu cerca de 1.800 partes interessadas, incluindo formuladores de políticas, autoridades regionais, cidades, ilhas, portos, comunidades de pesca e conservação, para revisar o progresso e definir a direção futura da Missão.
Os Comissários enfatizaram a necessidade de focar em uma agenda de implementação da Missão até 2030, intensificando os esforços para integrar a Missão nas futuras políticas da UE relacionadas aos oceanos e águas. Ekaterina Zaharieva, Comissária para Startups, Pesquisa e Inovação, ressaltou a importância de transformar a energia e os compromissos em mudanças duradouras, visando águas mais limpas, ecossistemas restaurados e uma economia azul mais forte.
Costa Kadis, Comissário para Pescas e Oceanos, destacou as oportunidades que o oceano oferece e a necessidade de tratá-lo com cuidado. Com o novo Pacto Oceânico Europeu, ele afirmou que estamos entrando em uma nova era para a governança dos oceanos da UE, enfatizando a preservação do nosso planeta azul. A pesquisa e a inovação desempenharão um papel crítico, ajudando a enfrentar desafios complexos e tornando a economia azul mais competitiva e resiliente.
O Fórum também apresentou os avanços e as principais conquistas da Missão em seus quatro faróis: Atlântico e Ártico, Báltico e Mar do Norte, Mar Mediterrâneo, Mar Negro e Danúbio. Exemplos de soluções inovadoras incluem a restauração de áreas úmidas para melhorar a resiliência a enchentes, o uso de robôs de limpeza dos oceanos, a remoção de lixo de rios e a capacitação de “jardineiros do oceano” para regenerar florestas subaquáticas.
Adicionalmente, uma exposição destacou 17 projetos financiados pelo Horizonte Europa, evidenciando a mobilização e soluções concretas para a proteção e restauração dos ecossistemas aquáticos. As discussões focaram na direção estratégica da Missão e nos próximos passos para implementar e escalar soluções inovadoras, demonstrando um compromisso coletivo robusto entre cidadãos, autoridades públicas, pesquisadores, ONGs, empresas e formuladores de políticas para alcançar os objetivos da Missão.
Origem: Oceanos e pescas Europa