Hoje, o Comissário Hansen participa dos Dias de Informação anuais sobre oportunidades de financiamento para a promoção de produtos agroalimentares da UE. O evento, que ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro em Bruxelas e online, acompanha a publicação, em 22 de janeiro, dos convites para propostas de 2025 para subsídios relacionados à informação e medidas de promoção de produtos agrícolas.
O Comissário aproveitou a oportunidade para trocar ideias com partes interessadas, incluindo organizações comerciais de agroalimentares em nível nacional e da UE, organizações de produtores e associações do setor agroalimentar. Mais de 500 participantes se inscreveram para comparecer.
Organizado em conjunto pela Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia e pela Agência Executiva de Pesquisa Europeia, o evento visa apoiar candidatos potenciais na elaboração de campanhas de promoção impactantes. O primeiro dia será dedicado a aspectos políticos, com palestrantes da Comissão Europeia discutindo as prioridades do Programa de Trabalho Anual de 2025, além de oportunidades e desafios para os programas de promoção. O segundo dia focará no desenvolvimento de campanhas bem-sucedidas com avaliadores especialistas e beneficiários atuais do programa.
A adoção do programa de trabalho de 2025 também marca uma década da política de promoção da UE, com mais de 600 campanhas co-financiadas, todas com a assinatura comum “Aproveite, é da Europa”.
As campanhas de promoção sobre produtos agrícolas da UE foram concebidas para abrir novas oportunidades de mercado para os agricultores europeus e a ampla indústria alimentar, além de ajudá-los a fortalecer seus negócios existentes.
A política de promoção pode desempenhar um papel central na incentivação da transição para um setor agropecuário mais verde e sustentável, destacando os aspectos econômicos, ambientais e sociais da sustentabilidade dos produtos e processos de produção da UE, tanto nos países da UE quanto fora dela. Internacionalmente, pode apoiar esforços para posicionar o sistema alimentar da UE como uma referência global em sustentabilidade e qualidade.
Em 2025, a Comissão destinou 132 milhões de euros para financiar atividades de promoção de produtos agroalimentares da UE que sejam sustentáveis e de alta qualidade, tanto na UE quanto em todo o mundo.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa