Amanhã, o Comissário de Pescas e Oceanos, Costas Kadis, sediará um evento em Bruxelas para o lançamento de uma campanha em toda a União Europeia sobre a aquicultura. Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com os Estados-Membros e o Conselho Consultivo de Aquicultura, com o objetivo principal de aumentar a conscientização, compreensão e apoio ao desenvolvimento da aquicultura na região, que inclui a criação de peixes, moluscos e algas.
Sob o título “Aquicultura da UE. Trabalhamos para você com paixão”, a campanha será apresentada ao longo dos próximos três meses, destacando a dedicação dos produtores da UE em promover práticas sustentáveis e oferecer produtos de alta qualidade. Além disso, busca evidenciar os benefícios do desenvolvimento da aquicultura na UE, como a redução da dependência de importações de alimentos e o fortalecimento das economias locais.
A campanha apresentará nove espécies diferentes, incluindo mexilhões, trutas, amêijoas, douradas, ostras, carpas, salmão, badejo e algas. Por meio de vídeos, conteúdos educativos e uma viagem por diversos locais de aquicultura na UE, os interessados poderão entender melhor como o setor opera e os benefícios que proporciona, além de vivenciar uma experiência imersiva “da fazenda ao prato”.
Durante o evento de lançamento, que será transmitido ao vivo das 10h00 às 12h30, o Comissário Kadis contará com a presença de várias autoridades, incluindo Maria Panayiotou, Ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente de Chipre, e Jacek Czerniak, Secretário de Estado do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Polônia, entre outros. Produtores de aquicultura de toda a UE e um varejista belga também marcarão presença.
O evento, que ocorrerá no dia 25 de março de 2025, visa combater a estagnação do setor, que não cresceu na UE desde 2018, destacando a necessidade de aumentar a aceitação social para novos locais de aquicultura e de conscientizar os cidadãos sobre a importância dessa atividade. Com isso, espera-se fortalecer a conexão entre os produtores e as comunidades em que estão inseridos, promovendo uma produção alimentar sustentável. Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site oficial da iniciativa, e os interessados podem acompanhar as atualizações nas redes sociais do DG MARE utilizando a hashtag #EUaquaculture.
Origem: Oceanos e pescas Europa