Cloudflare adquire Human Native para transformar a economia digital com IA
A Cloudflare anunciou recentemente a aquisição da Human Native, um marketplace de dados que visa conectar criadores e editores de conteúdo com desenvolvedores de inteligência artificial (IA) que necessitam de material de qualidade para treinar seus modelos. Com essa aquisição, a Cloudflare busca acelerar a construção de uma economia centrada em IA na internet, promovendo um ambiente onde o conteúdo possa ser descoberto, avaliado e licenciado de maneira mais transparente.
A empresa posiciona essa movimentação como um passo crucial para proporcionar mais controle aos proprietários de conteúdo. Essa estratégia inclui desde o bloqueio de bots até a otimização de materiais para consumo por IA e a possibilidade de venda a companhias dispostas a pagar um preço justo. Esse leque de opções é um reflexo do intenso debate que permeia o setor sobre a gestão de conteúdo, os direitos autorais e os novos modelos de receita na web.
A Human Native se destaca como um mercado de dados para IA, servindo como uma plataforma que facilita a localização de conteúdos de qualidade e a preparação desses materiais para que possam ser mais facilmente indexados e comercializados por sistemas de inteligência artificial. A Cloudflare afirma que a equipe da Human Native desempenhará um papel importante na criação de ferramentas que garantirão uma circulação mais clara do conteúdo por canais de compra com regras justas para criadores e editores.
Entretanto, o contexto atual é bastante complexo, com dilemas sobre como os proprietários de conteúdo gerenciam o acesso ao seu material. A Cloudflare já vinha implementando ferramentas que permitem que websites controle o acesso de rastreadores e monetizem esse acesso. Iniciativas como o “Pay Per Crawl” têm gerado debate sobre a eficácia real de tais medidas, além de questões relacionadas à variação no valor de cada página da web.
A aquisição da Human Native traz à tona novas possibilidades e desafios para criadores de conteúdo e meios de comunicação. Em curto prazo, reforça que a discussão sobre IA e conteúdo se expandiu para incluir práticas operacionais, como descoberta e auditoria de conteúdo. A médio prazo, será crucial observar se esses marketplaces se consolidarão como modelo padrão para a licenciamento de conteúdos a sistemas de IA ou se coexistirão com acordos bilaterais e outros métodos.
Com essa nova estratégia, a Cloudflare se propõe a estabelecer uma base sólida para que o conteúdo digital tenha valor na era da inteligência artificial, buscando equilibrar os interesses de criadores, desenvolvedores e consumidores.






