O Plano de Trabalho para 2025-2026 reforça as iniciativas iniciadas na 13ª Conferência Ministerial da OMC (MC13), realizada em Abu Dhabi em 2024. Um plano de ação para apoiar sua implementação será elaborado em consulta com os membros, estabelecendo marcos, metas e atividades claras.
Este Plano de Trabalho inclui um compêndio detalhado mapeando todo o trabalho técnico do Grupo de Trabalho Informal (IWG) sobre Comércio e Gênero, além de uma declaração conjunta ministerial dos co-presidentes. Também destaca entregáveis em nível ministerial, como a inclusão potencial de um parágrafo sobre o empoderamento econômico das mulheres através do comércio no documento de resultado da MC14.
Os membros avaliaram o Simpósio da OMC sobre Comércio e Empoderamento Econômico das Mulheres, realizado em 2 de julho, que reuniu formuladores de políticas, pesquisadores e organizações internacionais para explorar como a política comercial pode impulsionar o empoderamento econômico feminino. A Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, enfatizou que empoderar mulheres no comércio é não apenas um imperativo moral, mas uma necessidade econômica.
Os principais temas discutidos incluíram oportunidades e desafios da digitalização, o papel dos acordos comerciais regionais e a importância de dados desagregados por gênero. Países como Brasil, Chile e Reino Unido compartilharam experiências nacionais, enquanto iniciativas do Centro de Comércio Internacional (ITC) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destacaram esforços para tornar o comércio mais inclusivo.
O embaixador Simon Manley, do Reino Unido, observou a importância de garantir que a igualdade de gênero seja abordada de maneira genuína em todos os comitês e negociações da OMC. Com o olhar voltado para a MC14, ele destacou o crescente apelo entre os membros por um compromisso renovado em integrar a igualdade de gênero no sistema de comércio multilateral.
Além disso, na cerimônia de premiação do Simpósio, foi anunciada a segunda edição do Prêmio Internacional para Igualdade de Gênero no Comércio, que reconhece iniciativas nacionais impactantes que promovem a igualdade de gênero através de políticas comerciais. Os vencedores da edição de 2025 incluem o Brasil, pela iniciativa “Elas Exportam”, a República Dominicana pelo “Serviço Revolução” e Gana pelo “Projeto de Facilitação do Comércio Inclusivo”.
Durante a atualização dos membros da OMC, o Reino Unido apresentou um relatório sobre a disparidade de exportações de gênero, revelando que apenas 15% das PME lideradas por mulheres na Escócia estavam envolvidas em exportação, em comparação com 17% das lideradas por homens. A Costa Rica também contribuiu com informações, destacando sua liderança no Grupo de Ação de Comércio Inclusivo (ITAG) e suas iniciativas para promover um comércio inclusivo com foco na igualdade de gênero.
A Ucrânia, por sua vez, apresentou sua estratégia nacional para avançar no empoderamento econômico das mulheres e integrar a igualdade de gênero nas políticas comerciais. Medidas incluem apoio direcionado a empresas lideradas por mulheres e programas para incentivar a participação feminina em setores tradicionalmente dominados por homens.
Organizações internacionais, como a Comissão Económica para a Europa da ONU (UNECE), delinearam seus esforços para promover padrões sensíveis ao gênero, enquanto a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) apresentou sua estratégia de 2023 a 2027, focada em abordar desigualdades de gênero no setor cafeeiro.
Origem: WTO news