Na quinta edição do Concurso Campeões de Pequenas Empresas, realizado sob o tema “Completar o Ciclo: Ajudando Pequenas Empresas a Contribuir para a Economia Circular”, foram premiadas as empresas Silaiwali, da Índia, que capacita mulheres artesãs ao reutilizar tecido descartado de fábricas de roupas, e NetZero Pallets, do Vietnã, que transforma biomassa em materiais de palete de transporte carbono-neutro. A cerimônia, que contou com a presença da Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, destacou o papel vital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nas cadeias de valor globais, ressaltando sua importância para a inovação e agilidade em tempos de incerteza.
Os dirigentes do ITC e da ICC, juntamente com o Secretário-Geral Adjunto da UNCTAD, enfatizaram o compromisso de suas organizações em promover um ecossistema de negócios favorável, onde as MPMEs possam prosperar e contribuir ativamente para a economia circular. Discussões animadas sobre a transformação digital das MPMEs também ocorreram, com a introdução de ferramentas inovadoras e iniciativas de simplificação de processos comerciais, como a plataforma de comércio sem papel da UNESCAP.
O Coordenador do Grupo de MPMEs, em reunião prévia, detalhou propostas para o próximo encontro e enfatizou a integração das MPMEs nos programas de Operador Econômico Autorizado. Além disso, foi anunciada nova verba para o site Trade4MSMEs, traduzido para o mandarim, aumentando sua acessibilidade internacional. Membros do grupo também debateram a importância de envolver o setor privado nas discussões futuras sobre regulamentações e práticas comerciais, visando dar voz às pequenas empresas e endereçar os desafios que enfrentam. A próxima reunião do grupo está agendada para 3 de outubro de 2025.
Origem: WTO news