Capgemini e Microsoft ampliam colaboração estratégica em soluções de nuvem
A Capgemini anunciou uma importante ampliação de sua colaboração estratégica com a Microsoft, visando oferecer um modelo completo de serviços gerenciados em nuvem para seus clientes. A nova proposta, que é totalmente integrada, incorpora aspectos essenciais como soberania digital, conformidade regulatória e continuidade operacional durante todo o processo de transformação empresarial e tecnológica.
Com essa aliança, a Capgemini planeja impulsionar soluções soberanas de ponta a ponta, permitindo que as organizações acelerem a adoção do portfólio Microsoft Sovereign Cloud e de ferramentas avançadas de inteligência artificial. A combinação do know-how setorial da Capgemini com as capacidades de nuvem soberana da Microsoft proporcionará orientações especializadas para líderes empresariais, oferecendo opções claras e a segurança necessária para inovar de forma responsável.
A parceria inclui suporte às empresas na definição e execução de suas estratégias de soberania digital, por meio de avaliações detalhadas que ajudam a estabelecer objetivos claros, identificar riscos e formular recomendações práticas adaptadas a cada organização. Essa abordagem é complementada por cenários de resiliência operacional, que asseguram a conformidade regulatória e garantem a continuidade dos negócios diante de possíveis interrupções. Os clientes poderão, ainda, combinar soberania e inovação ao selecionar a solução de nuvem mais adequada, seja ela uma nuvem pública soberana, privada ou de parceiros nacionais, apoiando-se em planos de resiliência para enfrentar mudanças regulatórias, geopolíticas ou operacionais.
“Ao aprofundar nossa parceria com a Microsoft, buscamos unir a experiência e as soluções inovadoras em inteligência artificial que nossos clientes precisam para tomar decisões com confiança”, declarou Aiman Ezzat, CEO da Capgemini. Ezzat ressaltou que, como parceiro de confiança em transformação tecnológica e empresarial impulsionada pela IA, a empresa ajuda as organizações a integrar a soberania em todo o ciclo de transformação, permitindo avanços enquanto gerencia riscos e atende a requisitos normativos.
Por sua vez, Judson Althoff, CEO da Microsoft Commercial Business, destacou que “a soberania tornou-se um aspecto crítico para as organizações que desejam explorar plenamente o potencial da nuvem e da inteligência artificial, mantendo controle total sobre seus dados e operações”. A colaboração entre Capgemini e Microsoft visa oferecer soluções adaptadas para a Microsoft Sovereign Cloud, que inclui nuvens pública e privada soberanas, bem como nuvens de parceiros nacionais, fortalecendo a resiliência das organizações e garantindo que seus dados e sistemas de IA permaneçam protegidos e em conformidade com a normativa.
Com base nessa nova aliança, a Capgemini planeja desenvolver soluções específicas por setor em uma ampla variedade de áreas, como serviços financeiros, setor público, defesa, telecomunicações, ciências da vida, indústria manufatureira e infraestrutura crítica nacional. As duas empresas pretendem oferecer soberania por design para a transformação digital e a IA, gestão inteligente de risco e conformidade regulatória, continuidade e resiliência operacional, e proteção automatizada de dados.
Com uma relação que se estende por mais de duas décadas, Capgemini e Microsoft têm apoiado clientes de múltiplos setores em suas jornadas de transformação para a nuvem. Além disso, em 2024, elas lançaram em conjunto a Bleu, um parceiro de nuvem confiável criado na França para atender as necessidades específicas do Estado francês e de órgãos públicos no que se refere à nuvem, utilizando as tecnologias de nuvem da Microsoft.






