A Comissão Europeia anunciou, nesta sexta-feira, que está em diálogo com o governo português para uma possível revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em resposta às severas consequências causadas pelo mau tempo que afetou o país. O porta-voz da Comissão, Maciej Berestecki, ressaltou que os detalhes ainda estão em discussão e que mais informações serão fornecidas assim que qualquer alteração for formalmente proposta. No entanto, não há conhecimento sobre a criação de um programa semelhante que utilize apenas verbas nacionais.
Em meio a esta situação, o governo português já informou que buscará revisar o PRR para atender aos impactos das recentes tempestades, que resultaram na morte de dezasseis pessoas e em um número elevado de feridos e desalojados. As condições climáticas adversas resultaram em extensa destruição de infraestruturas, empresas e residências, levando o governo a prorrogar a situação de calamidade em 68 concelhos e a disponibilizar até 2,5 mil milhões de euros em medidas de apoio.
Com um valor total de 22,2 mil milhões de euros, o PRR português, que inclui 16,3 mil milhões em subvenções e 5,9 mil milhões em empréstimos, viu sua execução acelerar, com a já recebida quantia de 10,41 mil milhões em subvenções e 3,39 mil milhões em empréstimos. O governo está empenhado em mitigar os danos causados pelas tempestades e em assegurar a continuidade do programa, que já se provou essencial para a recuperação econômica do país após a pandemia de Covid-19.
Ler a história completa em Idealista Portugal






