A Casa Comum da Universidade do Porto será o palco do ciclo de cinema “Territórios, Brasil e Portugal”, que acontecerá entre março e abril de 2025. Organizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o evento contará com uma seleção de filmes que abordarão temas como identidade, memória e resistência, promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países. As projeções ocorrerão às sextas-feiras, sempre às 18h30, e a entrada será gratuita para o público.
O ciclo terá início no dia 7 de março com o filme “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queiroz, que mescla ficção científica e documentário ao retratar um tiroteio em um baile de black music na periferia de Brasília. Em seguida, no dia 14 de março, será exibido “Café com canela”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, que narra a vida de Margarida, uma mulher que se reclusa após a morte do filho, até que a antiga aluna Violeta a visita para reacender a alegria em sua vida.
O destaque do ciclo será a exibição do documentário “Yãmiyhex: As Mulheres-Espírito”, no dia 21 de março, que leva o público à Aldeia Verde, em Minas Gerais, para acompanhar os rituais de despedida das mulheres-espírito, figuras espirituais que interagem com a comunidade indígena. Em 28 de março, o filme “A mãe”, de Cristiano Burlan, contará a angústia de uma mãe solteira que busca justiça após a morte de seu filho pela polícia.
Para encerrar o ciclo, no dia 4 de abril, será apresentado “Limiar”, de Coraci Ruiz, um documentário que explora a transição de gênero de um jovem sob a perspectiva de sua mãe. Com curadoria de José Paulo Santos da U.Porto e Gilberto Sobrinho da UNICAMP, o ciclo promoverá um intenso diálogo sobre os desafios e as identidades contemporâneas nos contextos social e cultural do Brasil e de Portugal.
Além das exibições em Portugal, a programação se estenderá ao Brasil, onde filmes portugueses também serão projetados na UNICAMP, fortalecendo ainda mais os laços entre as duas nações através da arte cinematográfica.
Origem: Universidade do Porto