A freguesia de Benfica, em Lisboa, está a implementar uma robusta estratégia para combater a falta de habitação, com um investimento de 69 milhões de euros que permitirá a construção, reabilitação ou aquisição de 272 habitações. Segundo informações divulgadas, deste total, 106 casas de renda acessível deverão ser atribuídas a famílias até o início de 2026, marcando um investimento histórico para a junta. “Este é um passo importante que visa garantir condições dignas e preços suportáveis para as famílias”, afirma Ricardo Marques, presidente da Junta de Freguesia.
Além dos projetos imediatos, a freguesia já começou a construção de um edifício com 18 apartamentos nas traseiras da Avenida Gomes Pereira e planeja iniciar a construção de outro edifício de 50 fogos no Calhariz de Benfica em julho. Este último, com uma área de construção de 3.900 m², terá apartamentos em várias tipologias, com conclusão prevista para o verão do próximo ano. Estes projetos podem representar um avanço significativo na resposta à crise habitacional da região.
A busca por soluções habitacionais não se limita apenas aos apartamentos, pois em setembro do ano passado foi inaugurada a primeira residência universitária gerida por uma junta em Lisboa. Este projeto inovador, que custou mais de 4 milhões de euros e foi concluído em um ano, ressalta o compromisso da freguesia em atender às necessidades habitacionais diversificadas, reforçando assim a sua posição como um modelo de boas práticas no âmbito da habitação.
Ler a história completa em Idealista Portugal