O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia emitiu um alerta importante para a população acerca das medidas de autoproteção em face do aumento do risco de incêndios rurais. Foi enfatizado que não é permitido realizar queimadas extensivas ou a queima de amontoados sem a devida autorização das câmaras municipais. Além disso, o uso de fogareiros e grelhadores deve ser restrito a áreas autorizadas e longe de zonas críticas.
Os cidadãos também devem evitar fumar ou acender qualquer tipo de fogo em áreas florestais, bem como o lançamento de balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogos de artifício é apenas permitido com autorização prévia da câmara municipal. Ademais, a utilização de fumigadores em apiários precisa ser realizada com dispositivos que previnam a dispersão de faúlhas.
A proteção dos espaços florestais é uma responsabilidade coletiva, e o SMPC Maia fez um apelo para que todos adequem seus comportamentos e atitudes diante da situação de perigo atual. É fundamental seguir as orientações legais e estar atento à evolução do risco de incêndio, que pode ser acompanhada através dos sites da ANEPC e do IPMA, além das informações disponibilizadas pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e pelos Corpos de Bombeiros.
A população da Maia é incentivada a participar ativamente na preservação do meio ambiente, destacando a importância da comunidade na prevenção de incêndios e na segurança de todos.
Origem: Câmara Municipal da Maia