Um novo relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) revela que a inteligência artificial (IA) poderá impulsionar o comércio global e o PIB significativamente até 2040. Com projeções de aumento no comércio global entre 34% e 37%, dependendo das políticas adotadas entre economias de diferentes níveis de renda, o PIB global pode crescer entre 12% e 13%. O relatório destaca que o comércio é um facilitador crucial para o crescimento inclusivo apoiado por IA, permitindo que as economias acessem bens fundamentais para a tecnologia, como matérias-primas e semicondutores.
A Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, enfatizou a importância de políticas comerciais abertas e previsíveis, já que as restrições quantitativas a bens relacionados à IA aumentaram drasticamente nos últimos anos. Para que países de baixa e média renda consigam acompanhar os mais ricos, é vital que adotem infraestruturas digitais adequadas e promovam o uso de IA. Nesse cenário, espera-se que a renda nessas economias cresça 15% e 14%, respectivamente.
Além disso, o relatório sublinha a necessidade de investimentos em educação e formação para evitar o aumento da desigualdade. A OMC também assume um papel importante em proporcionar um espaço para discutir medidas comerciais relacionadas à IA, já que 80 preocupações específicas foram levantadas até agora. O evento de lançamento do relatório ocorreu no primeiro dia do Fórum Público da OMC, onde foram apresentados dados e discutir soluções para os desafios impostos pela digitalização.
A OMC reafirma seu compromisso em ajudar países a ter acesso inclusivo aos benefícios da IA, destacando que mais participação em acordos tecnológicos poderia tornar essa tecnologia mais acessível e econômica. O relatório completo já está disponível no site da OMC.
Origem: WTO news