O prazo médio de pagamento entre empresas em Portugal, no setor B2B, permanece inalterado em 2025, mantendo uma média de 60 dias. Entretanto, o setor da construção levanta preocupações significativas, com prazos que atingem 81 dias, superando em 34% a média nacional. A situação se agrava ainda mais, pois cerca de 31% das empresas de construção levam entre 101 a 200 dias para receber pagamentos dos fornecedores.
O relatórios da Intrum, o European Payment Report, mostra que o setor de telecomunicações enfrenta desafios similares, com 44% dos pagamentos atrasados entre 51 a 75 dias e 11% ultrapassando os 100 dias. Apesar de um cenário preocupante em alguns setores, 14% das empresas portuguesas conseguem pagar seus fornecedores em prazos de 21 a 30 dias, enquanto 67% do setor imobiliário se destaca ao receber pagamentos em menos de 50 dias.
Em relação ao setor B2C, o prazo médio de pagamento permanece em 34 dias, igual ao registrado em 2024. O estudo também ressalta o aumento no ‘gap’ de pagamento, com consumidores demorando 12 dias além do prazo acordado e empresas não muito atrás, passando de 15 para 18 dias. Para mitigar esses atrasos, empresas adotam soluções como pré-pagamentos, atualização de sistemas de cobrança e uso de softwares de gestão de crédito, com 78% delas investindo na melhoria de suas interfaces de pagamento.
Ler a história completa em Idealista Portugal