ASUS apresenta infraestrutura avançada em inteligência artificial na COMPUTEX 2025
Durante a COMPUTEX 2025, a ASUS revelou seu novo projeto de infraestrutura avançada para inteligência artificial (IA), desenvolvido em colaboração com a NVIDIA. Denominado AI POD, esta arquitetura de referência é projetada para a NVIDIA Enterprise AI Factory, oferecendo soluções otimizadas e escaláveis para agentes de IA, IA física e cargas de trabalho de computação de alto desempenho (HPC).
As novas arquiteturas são compatíveis com as plataformas Grace Blackwell, HGX e MGX da NVIDIA, e estão disponíveis em opções de refrigeração líquida e ar, garantindo flexibilidade e eficiência térmica para empresas que desejam implementar IA em larga escala.
A ASUS apresenta uma arquitetura de referência que visa simplificar o desenvolvimento e a gestão de aplicações de IA em ambientes on-premises. Os destaques incluem: computação acelerada com GPUs NVIDIA, redes de alto desempenho e armazenamento certificado.
Entre as configurações mais notáveis, um cluster de 576 GPUs distribuídas em oito racks com refrigeração líquida ou uma versão compacta de 72 GPUs em um único rack são mencionados, ambos prometendo um desempenho excepcional em tarefas como treinamento de modelos de linguagem.
A companhia também anunciou novas configurações MGX-compliant com a série ESC8000, que utilizam processadores Intel Xeon e GPUs RTX PRO 6000, preparadas para geração de conteúdos e IA generativa.
Integrando inovações em IA autônoma, a infraestrutura da ASUS também inclui ferramentas como o ASUS Control Center e o WEKA Parallel File System, visando facilitar o gerenciamento de dados e a utilização eficiente de recursos.
Com essa iniciativa, a ASUS objetiva se posicionar como um parceiro estratégico na criação de fábricas de IA globalmente, focando na adoção maciça de tecnologias de próxima geração e na evolução rumo a agentes autônomos dentro das empresas.