A AMD anunciou uma reformulação significativa em seu programa global de canais, agora intitulado AMD Partner Network (APN). A iniciativa visa centralizar a formação, habilitação comercial, ferramentas de go-to-market e incentivos para OEMs, distribuidores, VARs e provedores de soluções, com o intuito de acelerar a adoção de seu portfólio, que inclui produtos como Ryzen™, Threadripper™, EPYC™ e aceleradores de IA.
A empresa irá complementar essa reorganização com um aumento de 40% na investimento no canal em relação ao ano passado e a ativação de 520 parceiros através de suas carteiras de clientes, nuvem e servidores. A AMD ressalta que o APN é uma ferramenta estratégica que visa transmitir aos parceiros a tração que contribuiu para seu crescimento de participação e receita desde 2017.
Novidades com o APN: Um Hub Único e Níveis de Adesão
O APN reunirá em um somente destino os seguintes conteúdos:
- Formação: programa AMD Arena, webinars “Meet the Experts” e um seller toolkit com materiais segmentados conforme o perfil do comprador.
- Habilitação e go-to-market: guias, playbooks e ativos de marketing prontos para uso em campanhas.
- Operações e incentivos: ferramentas para monitorar e gerenciar rebates, promoções e métricas de desempenho.
Os participantes também poderão acessar certificações sob demanda, completando rotas de aprendizado personalizadas e obtendo certificados que podem ser compartilhados no LinkedIn.
Importância da Iniciativa
A AMD reconhece que os chips são apenas uma parte da equação para o sucesso no canal. O verdadeiro valor, segundo a empresa, surge quando o hardware, software e serviços são combinados em uma oferta clara principalmente para o cliente certo. Isso inclui:
- Para OEMs, a integração de mensagens e materiais de marketing;
- Para VARs e distribuidores, a redução de dispersão nas fontes de informação e a oferta de formação prática por segmento.
A reestruturação do programa visa fortalecer a presença da AMD em um mercado em transição, onde a demanda por soluções tecnológicas integradas está crescendo.
Expectativas para os Parceiros
Cada tipo de parceiro terá acesso a um conjunto de ferramentas e materiais específicos. Por exemplo, os OEMs poderão acessar ativos para co-branding e calendários de lançamento, enquanto distribuidores receberão materiais de capacitação para escalar o conhecimento em suas redes.
Com o APN, a AMD almeja não apenas elevar o nível de seu ecossistema de vendas, mas também criar uma abordagem mais coesa para o mercado, garantindo que os parceiros tenham o suporte necessário para vender soluções de forma eficaz.


