A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) inaugura em Roma, de 10 a 13 de outubro, a exposição global “Das Sementes aos Alimentos”, celebrando os 80 anos da entidade. A mostra acontece na histórica praça Porta di Capena, reunindo uma diversidade de produtos e saberes da América Latina e do Caribe, enfatizando o tema “Agrobiodiversidade para a Vida e os Meios de Subsistência”.
Os visitantes poderão apreciar uma variedade de produtos que fazem parte da iniciativa da FAO, “Um país, um produto prioritário”, que visa a valorização de produtos agrícolas com alto potencial local, como café, chocolate e amaranto. Entre os países participantes, a Bolívia destaca-se com a quinoa e açaí, enquanto o Brasil apresenta seus temperos e frutas. As amostras continuam com o Chile e seu mel e sementes, além de café e chocolate da Colômbia e Guatemala. México, Peru e Venezuela completam a diversidade com produtos como milho, batatas nativas e cacau.
Máximo Torero, economista-chefe da FAO para a região, ressaltou a importância do evento em compartilhar “histórias inspiradoras de inovação” e a relevância da América Latina como um centro vital de agrobiodiversidade. A exposição também oferece um espaço interativo para crianças, apresentando de forma lúdica os alimentos que a região compartilhou com o mundo, reforçando a conexão entre cultura e agricultura.
Origem: Nações Unidas



