A Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia, recebe uma nova exposição intitulada “Três artistas. Um encontro. Teixeira Lopes. Abel Salazar. Diogo de Macedo”. A mostra será inaugurada no dia 24 de setembro, às 18h30, e ficará em exibição até 21 de dezembro.
Esta exposição destaca o processo artístico dos três artistas, todos alumni da U.Porto, e reúne uma variedade de obras, incluindo quadros a óleo, desenhos, gravuras e esculturas. Do acervo da Casa-Museu Abel Salazar, foram transportadas para Gaia cerca de 100 peças que revelam a versatilidade e a inovação de Abel Salazar, que, apesar de não ter formação artística formal, se destacou pela observação e experimentação.
A exposição também explora as trajetórias de Teixeira Lopes, que trabalhou principalmente com barro, mármore e bronze, e de Diogo de Macedo, que fez a transição da prática artística para a crítica e a escrita, integrando a primeira geração de artistas modernistas de Portugal.
Além do rico acervo de obras, a exposição contará com um programa paralelo, incluindo visitas orientadas conduzidas por Susana Pacheco Barros, que acontecerão todas as quartas-feiras, às 15h00. Os interessados podem inscrever-se enviando um e-mail, e a entrada na Casa-Museu é gratuita, funcionando de terça a domingo em horários específicos.
A união de Teixeira Lopes, Abel Salazar e Diogo de Macedo nesta exposição convida o público a descobrir como as suas experiências em Paris influenciaram suas obras e legados artísticos. A curadoria da mostra está a cargo das duas casas-museu, com ênfase na pesquisa e divulgação do legado dos artistas.
Origem: Universidade do Porto
