A rentabilidade da companhia aérea portuguesa TAP vem diminuindo nos últimos meses, enquanto o governo luso tenta vendê-la para a IAG, Lufthansa e Air France-KLM. Segundo os dados analisados pelo OKDIARIO, houve um aumento nos atrasos dos voos e uma redução nas métricas de desempenho da empresa, tanto nos últimos três meses quanto no acumulado do ano. Os atrasos nos voos devido aos controles fronteiriços triplicaram desde abril até setembro em comparação com o ano anterior, atingindo 363 em setembro.
Por outro lado, a receita operacional total permaneceu estagnada nos primeiros três trimestres de 2025, passando de 3.266 milhões em 2024 para 3.281 milhões na atualidade. Além disso, o Rask (Receita por Quilômetro de Assento Disponível) caiu 2% nos nove primeiros meses, indicando uma queda na rentabilidade. Enquanto isso, o Yield diminuiu 4% no mesmo período, mostrando uma diminuição na receita média obtida por passageiro por quilômetro voado apenas nos bilhetes vendidos.



