Profissionais humanitários da ONU relataram que ainda aguardam autorização de Israel para distribuir a carga de cinco caminhões de ajuda humanitária em Gaza. A entrada dos veículos foi permitida no início desta semana, após quase três meses de bloqueio. Além disso, dezenas de caminhões adicionais chegaram à passagem de Kerem Shalom na terça-feira, onde permanecem à espera de novas permissões israelenses para avançar.
Enquanto isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que seus últimos estoques de nutrientes estão se esgotando, intensificando o risco de desnutrição nas populações afetadas. O Programa Mundial de Alimentos (WFP) destacou que muitas famílias palestinas estão chegando à beira da fome, com mais de 2 milhões de vidas em risco devido às condições “horríveis” na região. Apesar de algum auxílio estar começando a chegar, o ritmo é considerado “lento demais”, com o WFP indicando que 130 mil toneladas de alimentos estão prontas para entrega imediata.
A agência está empenhada em garantir que, no mínimo, 100 caminhões possam ser autorizados a entrar em Gaza diariamente, levando suprimentos de emergência e assistência vital. Durante um recente cessar-fogo, mais de 600 veículos conseguiram entrar, ajudando a mitigar a crise alimentar. O WFP expressou sua prontidão para repetir esse esforço.
Enquanto isso, uma nova onda de deslocamentos está afetando centenas de famílias em diversas áreas do norte de Gaza, que buscam refúgio na Cidade de Gaza devido aos constantes ataques aéreos. A escassez de combustível dificulta a evacuação, levando algumas famílias a recorrerem a carroças puxadas por animais. A Organização Internacional para Migrações (OIM) informou que mais de 97 mil pessoas foram deslocadas em apenas quatro dias. Na terça-feira, o exército israelense emitiu novas ordens de deslocamento que afetam 26 bairros em regiões como Beit Lahiya e Jabalya, cobrindo cerca de 10% da Faixa de Gaza, com estimativas indicando que, até o meio-dia de quarta-feira, mais de 41 mil pessoas já foram deslocadas.
Origem: Nações Unidas