A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) deu um passo importante com o lançamento do programa InovIA – Vouchers para Inovação, que visa democratizar o acesso à supercomputação e inteligência artificial. Este novo projeto destina-se a startups e pequenas e médias empresas (PMEs), permitindo que candidatem-se à utilização gratuita de recursos computacionais avançados essenciais para o desenvolvimento de seus projetos inovadores.
A apresentação do programa está agendada para o dia 6 de junho, às 14h00, no AIHub – Alvalade, em Lisboa. O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia, que ainda está aberta.
O InovIA oferece vouchers gratuitos que possibilitam às empresas a oportunidade de testar e desenvolver projetos-piloto, além de contar com suporte técnico especializado no uso de dois dos supercomputadores mais potentes da Europa: o Deucalion e o MareNostrum 5. Este programa é acessível tanto para startups e PMEs nacionais quanto para entidades públicas e privadas localizadas em Portugal, através de um processo de candidatura simplificado que permanecerá aberto até 31 de dezembro de 2026.
Com este programa, a FCT busca criar condições favoráveis para que a computação avançada se torne um motor de crescimento no ecossistema empresarial português, permitindo que qualquer empresa, independentemente de seu nível de experiência, consiga testar, validar e escalar soluções inovadoras em estágios pré-comerciais.
Além disso, os vouchers servirão como um incentivo para que as empresas acessem futuramente a nova Fábrica de IA situada em Barcelona, onde Portugal está colaborando ao lado da Espanha, Turquia e Romênia.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia