Em um ambiente comercial cada vez mais complexo e sensível a tarifas, o Acordo sobre Valoração Aduaneira (CVA) se tornou ainda mais crucial, conforme destacou a Subdiretora Geral (DDG) Ellard durante reunião do Comitê. Ela observou que a forma como um produto é avaliado na fronteira pode ser tão importante quanto a própria taxa tarifária, ressaltando que embora uma tarifa baixa possa parecer vantajosa, um valor aduaneiro elevado pode resultar em impostos significativos. O CVA, ao oferecer regras transparentes e uniformes, fundamenta a previsibilidade para os comerciantes e a estabilidade para todos os membros.
Ellard enfatizou o design inovador do Acordo, que introduz princípios de valoração baseados no mercado e promove a colaboração entre as autoridades aduaneiras e o setor privado. Essas características se tornaram particularmente relevantes diante dos desafios atuais, como o comércio digital e as cadeias de suprimento globais em rápida evolução.
A DDG também reconheceu a nova fase de desafios decorrentes dos avanços tecnológicos rápidos, apontando que a digitalização e a inteligência artificial exigem interpretações e aplicações inovadoras do CVA. As administrações aduaneiras precisam se adaptar para garantir a uniformidade na implementação do Acordo em um ambiente comercial volátil.
O Comitê também ouviu especialistas em aduana, incluindo Santa Marianela Marte De Los Santos, da República Dominicana, que relatou que a implementação do CVA no país reduziu o tempo e os custos de liberação de mercadorias. Omar Cisse, do Senegal, destacou a importância do trabalho do Comitê em transparência, enquanto Lin Qianyu, presidente do Comitê Técnico da WCO sobre Valoração Aduaneira, informou sobre as contribuições do Comitê ao longo dos últimos 30 anos.
O presidente do Comitê, Sergio Prieto López, encerrou o evento comemorativo ressaltando a oportunidade valiosa de aprender com as experiências adquiridas durante essas três décadas de implementação do CVA.
Na reunião, o presidente atualizou os membros sobre o status das notificações relacionadas à legislação aduaneira. Até o momento, 119 membros notificaram sua legislação nacional sobre valoração aduaneira, mas o relatório recente revelou que há espaço para melhorias na taxa de notificações, especialmente nas categorias com as menores taxas de submissão.
A próxima reunião do Comitê está marcada para 10 de novembro de 2025.
Origem: WTO news