O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins, localizado em Valença, foi inaugurado recentemente após um investimento financiado por fundos europeus, com o objetivo de valorizar um dos mais significativos monumentos românicos de Portugal. O projeto recebeu apoio do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, dentro do Programa Operacional Norte 2020.
De acordo com um comunicado da Câmara de Valença, o novo espaço visa não apenas promover o Mosteiro, cuja história remonta ao ano 604 d.C., mas também proporcionar aos visitantes uma experiência enriquecedora nos 23 hectares da Quinta do Mosteiro. O centro oferece um percurso que explora o legado patrimonial, natural e etnográfico da região.
No piso térreo, os visitantes podem explorar o “cantinho da ciência”, um espaço dedicado à educação ambiental, onde, especialmente as crianças, têm a oportunidade de observar diversas espécies de fauna e flora. Já no andar superior, um conjunto de painéis interativos, instalações e ecrãs táteis possibilitam experiências imersivas sobre a etnografia, modos de vida do antigo mosteiro, história e tradições locais.
Instalado na antiga casa dos caseiros da quinta, o centro apresenta uma arquitetura que combina granito e madeira, harmonizando-se com o ambiente circundante. Os horários de visitação são aos sábados e domingos, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h30, com agendamento necessário durante a semana.
Origem: Portugal 2020