As candidaturas para a 5.ª edição do programa CMU Portugal Affiliated Ph.D. Programs, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), estão abertas até 15 de junho de 2025. Este programa disponibiliza 12 bolsas de doutoramento para o ano letivo 2025/2026, permitindo que os candidatos estudem em universidades portuguesas e na Carnegie Mellon University (CMU), localizada em Pittsburgh.
As bolsas abrangem áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), incluindo três novas áreas este ano: Engenharia Biomédica, Neurociência Cognitiva Computacional e Ciência e Engenharia de Materiais. As outras áreas disponíveis incluem Ciências da Computação, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Interação Humano-Computador, Tecnologias da Linguagem, Aprendizagem de Máquinas, entre outras.
Os doutorandos selecionados terão suas propinas cobertas e receberão uma bolsa mensal por até quatro anos, além de suporte financeiro para um período de pesquisa de 12 meses na CMU. Após a finalização do doutoramento, os alunos receberão um diploma da instituição de acolhimento portuguesa.
O processo de candidaturas inicia-se às 12h00 (hora de Lisboa) de 12 de maio, encerrando às 12h00 (hora de Lisboa) de 15 de junho de 2025. Detalhes sobre as candidaturas já estão disponíveis no site do programa. Para esclarecer dúvidas, será realizada uma Sessão de Informação Online no dia 22 de maio, às 10h00 em Pittsburgh e 15h00 em Lisboa.
O Programa CMU Portugal tem como objetivo fortalecer as relações entre a indústria e a academia, servindo como um motor de mudança com impacto econômico e social na área das TIC.