A descoberta de seguros de vida e acidentes pessoais pode ser um desafio para muitos, uma vez que nem todos têm certeza se são beneficiários de tais apólices. Após o falecimento de um ente querido, a preocupação com as questões financeiras pode aumentar, especialmente se houver a possibilidade de receber uma indenização. Felizmente, existem métodos para identificar se existe um seguro em vigor. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) em Portugal possui um registo central que facilita a consulta sobre contratos de seguro, oferecendo uma esperança para aqueles que poderiam perder benefícios devido à falta de informação.
Para continuar o processo, familiares ou interessados devem solicitar informações diretamente à ASF, preenchendo um formulário disponível no site da entidade. É necessário apresentar documentos como a certidão de óbito do segurado e a identificação da pessoa que faz o pedido. Assim que um seguro for confirmado, um certificado é emitido, o que permite ao beneficiário buscar a indenização junto à seguradora. É importante destacar que, em seguros vinculados a créditos habitacionais, a única beneficiária é a instituição credora, o que muda a dinâmica do recebimento.
Além disso, as seguradoras têm a obrigação de informar os beneficiários em até 30 dias sobre a existência de um contrato em seu favor. Contudo, se não houver contato estabelecido durante um ano, a seguradora deve informar sobre a situação de forma a evitar que essas compensações fiquem sem beneficiários. Para muitos, essa informação pode ser vital em períodos difíceis, oferecendo apoio financeiro em momentos de perda.
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