Durante o evento 4YFN em Barcelona, parte do Mobile World Congress, foram anunciadas as seis startups selecionadas que se destacaram em um desafio promovido pelo Banco Santander e pela Telefónica. Estas empresas, oriundas da Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, mostraram sua habilidade em integrar tecnologia e abordagens digitais inovadoras que aprimoram a relação com os clientes. As startups tiveram a oportunidade de acessar o Sandbox da Telefónica, aproveitando as capacidades do Open Gateway, uma iniciativa que transforma redes de telecomunicações em plataformas acessíveis para desenvolvedores.
Entre as startups premiadas está a EV8 Switch, que oferece soluções para facilitar a transição para veículos elétricos; a Arcube, uma plataforma que analisa dados para o setor de viagens e permite a personalização de programas de fidelização; e a Lumen, que usa inteligência artificial generativa para oferecer atendimento ao cliente. As scaleups premiadas incluem a Froged, que centraliza interações com clientes em diversos canais; a WIVI Vision, que utiliza tecnologia 3D para diagnosticar problemas visuais em crianças; e a 3DDigital Venue, uma ferramenta de visualização que melhora a venda de ingressos para eventos.
Asier González, diretor de negócios de instituições e empresas do Santander Espanha, ressaltou a importância da experiência do cliente para o sucesso empresarial e parabenizou os participantes pelo esforço nessa área. González também mencionou o objetivo do Santander de se tornar uma plataforma aberta de serviços financeiros, focando na personalização e inovação para proporcionar uma melhor experiência aos clientes.
David del Val, diretor global do Open Gateway na Telefónica, destacou que as APIs do Open Gateway oferecem novas oportunidades para que startups desenvolvam soluções criativas que transformem a experiência do cliente, sublinhando o nível de inovação alcançado pelos empreendedores durante o desafio.
Os vencedores do desafio receberão um total de 120.000 euros em prêmios e terão a chance de se integrar ao Santander X 100, a comunidade global de empresas destacadas do Santander X, onde poderão impulsionar seu crescimento e estabelecer contatos valiosos. Esta iniciativa faz parte do compromisso do Banco Santander com a educação, empregabilidade e empreendedorismo, no qual investiu mais de 2,4 bilhões de euros ao longo de quase três décadas.
Por outro lado, a Telefónica, através de seu programa Wayra, tem promovido a inovação e impulsionado o progresso por meio de investimentos em startups, enquanto a Oxentia Foundation se dedica à inovação e empreendedorismo global, buscando reduzir desigualdades por meio de atividades que incentivem a comercialização de projetos com base científica e tecnológica.