O projeto Famílias Positivas, Crianças Saudáveis (FPCS), coordenado pelas docentes e investigadoras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, Catarina Canário e Orlanda Cruz, foi recentemente aprovado no âmbito da iniciativa Growing Minds da Fundação Calouste de Gulbenkian. Com previsão de implementação até 2027, o FPCS visa a disseminação do Standard Triple P, um Programa de Parentalidade Positiva.
Este novo projeto vai além dos estudos anteriores realizados pela FPCEUP, os quais foram financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A proposta agora abrange uma implementação em maior escala, tendo como objetivo a formação de profissionais para que mais de 200 famílias possam beneficiar continuamente da intervenção ao longo dos próximos três anos. Em um cenário preocupante, onde entre 8% a 14% das crianças e adolescentes enfrentam problemas de saúde mental, a iniciativa se apresenta como uma resposta eficaz para promover o desenvolvimento saudável e o bem-estar infantil.
Orlanda Cruz destaca a importância de intervenções que ajudem os pais a lidarem com os desafios do desenvolvimento das crianças. Segundo ela, mesmo que a parentalidade positiva deva ser um padrão, a realidade é que nem todas as famílias têm acesso a essas práticas. O Standard Triple P, conforme explica Catarina Canário, é um programa de intervenção familiar que se baseia na teoria da aprendizagem social, visando aprimorar as competências parentais por meio da autorregulação.
O projeto se propõe a ser particularmente útil para famílias que enfrentam dificuldades, incluindo aquelas que estão em contato com serviços de promoção e proteção dos direitos das crianças. Experiências anteriores mostraram que, mesmo em grupos, o programa já demonstrou eficácia em reduzir problemas de comportamento infantil e melhorar as práticas parentais.
O FPCS será avaliado não apenas pela sua eficácia, mas também por sua viabilidade econômica. Estudos internacionais já apontam que o programa Standard Triple P é custo-efetivo na abordagem de distúrbios comportamentais. A formação dos profissionais envolvidos ocorrerá em março de 2025, envolvendo profissionais de diversas regiões de Portugal, com o intuito de criar um impacto social positivo a longo prazo através da evidência científica e práticas baseadas em resultados.
Origem: Universidade do Porto