A Parceria Europeia One Health – Antimicrobial Resistance (OH-AMR) dará início, no próximo dia 18 de novembro, ao seu primeiro concurso transnacional com foco em financiamento de projetos de investigação e inovação, abordando o tema “Novos tratamentos para combater a resistência aos antimicrobianos” (RAM). Esta iniciativa é uma colaboração de instituições de financiamento de 28 países, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novas estratégias contra a RAM.
As propostas submetidas ao concurso devem se concentrar em três áreas principais. A primeira é a identificação e desenvolvimento de novos tratamentos combinados, que podem incluir a utilização de antimicrobianos já existentes ou na combinação com terapias complementares. A segunda área busca desenvolver ferramentas e métodos que melhorem a adesão aos protocolos de tratamento. Por último, a terceira área se destina a avaliar o impacto do uso de antimicrobianos na medicina veterinária e na agricultura, com o intuito de informar e restringir o uso de certas substâncias na medicina humana.
Os interessados poderão submeter suas candidaturas entre 18 de novembro de 2025 e 2 de fevereiro de 2026, até às 12h00 (hora de Portugal Continental). Para auxiliar os candidatos potenciais, será realizado um webinar informativo no dia 26 de novembro, às 13h00.
A Parceria OH-AMR é cofinanciada pelo programa Horizonte Europa e busca uma abordagem integrada do conceito One Health, conectando a saúde humana, animal, vegetal e ambiental para o controle da resistência antimicrobiana. Este projeto reúne 53 entidades de 30 países, incluindo representantes de Portugal, como a FCT e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

